Foto via Blog do Josias de Souza
HANNOVER - A presidente Dilma Rousseff chegou a Hannover, por volta das 20h30m deste domingo, com duas horas de atraso em relação ao horário previsto. Uma escala técnica em Porto, em Portugal, provocou o atraso. Ao chegar, Dilma não falou com jornalistas.
A convite da chanceler alemã Angela Merkel, a presidente brasileira vai participar na segunda-feira da abertura da maior feira de tecnologia do mundo, a Cebit. Depois, a presidente participa de um jantar com Merkel e somente às 21h30, há o encontro privado com Angela Merkel. A pauta principal do encontro será a crise europeia e, sobretudo, as críticas de Dilma à liberação de 530 bilhões de euros pelo Banco Central Europeu a 80 bancos europeus.
De acordo com assessores, Dilma deverá em público e na reunião privada com a chanceler alemã a crítica que fez na quinta-feira, quando acusou os países ricos de estarem provocando um "" tsunami monetário" nos demais países com a liberação excessiva de dinheiro. Para a presidente brasileira, esse tipo de decisão acaba prejudicando países como o Brasil, que já estão sofrendo com a valorização do real.
No dia seguinte às criticas de Dilma, a chanceler alemã Angela Merkel disse que entendia as críticas feitas pela presidente brasileira e que pretendia tranquilizar Dilma sobre o assunto, informando inclusive que a medida do BCE foi para combater a crise e não deverá ser repetida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário