quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Tatiana do PV cumpre agenda de campanha no interior do MS

Liziane Berrocal

A advogada e professora universitária, Tatiana do PV, candidata a vice de Zeca do PT, cumpre a partir de hoje agenda no sudoeste do MS, onde visita Jardim, Guia Lopes e Bonito.

Antes, ela participa com Zeca e Gilda do PT do lançamento de candidaturas de candidatos do Partido Verde.

À tarde, Tatiana segue para Jardim, onde se reune com lideranças políticas, religiosas e empresariais e faz caminhada pelo centro comercial do Município.

Às 17 horas inaugura o comitê de campanha. À noite, reúne-se, já em Bonito, com produtores rurais.

E, na sexta-feira, em Bonito, recebe a visita da caravana de campanha. Estão previstas visitas as rádios e reunião com lideranças partidárias na Câmara Municipal, às 09 horas. Às 10 horas faz caminhada no centro comercial.

À tarde, Tatiana se reúne com empresários do transporte turístico , artistas locais e participa de caminhada no Bairro Marambaia. À noite, vai ao Leilão Águas de Bonito, no hotel Zagaia.

Mania em MS, tereré vai virar patrimônio imaterial

Aline dos Santos
João Garrigó

Frio não desanimou mototaxistas a tomar tereré na Capital
Frio não desanimou mototaxistas a tomar tereré na Capital
Mania entre os sul-mato-grossenses, o tereré deve ganhar o titulo de patrimônio imaterial de Mato Grosso do Sul.

Hoje, a Fundação Estadual de Cultura publicou a decisão do Conselho Estadual de Cultura, que aprovou o registro da tradicional bebida como bem imaterial. Dentro de 15 dias, se não houver manifestação contrária, o decreto de patrimônio deve ser assinado pelo governador André Puccinelli (PMDB).

Segundo Adriana Gardin Barbosa, arquiteta da Fundação de Cultura, o pedido partiu da prefeitura de Ponta Porã, conhecida como “Princesinha dos Ervais” por ter a história ligada ao ciclo da Erva-Mate.

“Mas será o reconhecimento do tereré em todo o Estado”, afirma Adriana. Afinal, os apaixonados pela bebida que mistura água e erva mate, com complementos como hortelã e limão, estão espalhados por todo Mato Grosso do Sul.

Nesta quarta-feira, em Campo Grande, na avenida Afonso Pena, mototaxistas aproveitavam o intervalo entre as corrida para tomar tereré, com direito à água bem gelada, apesar do frio.

O processo de registro de patrimônio imaterial lembra que o tereré é uma tradição passada por gerações e que a “roda” elimina diferenças sociais e promove interação.

Segundo Adriana, com o registro, o Estado passa a tomar medidas para salvaguardar o patrimônio, como promoção de eventos e divulgação. Um exemplo de bem imaterial é o Banho de São João, em Corumbá. 

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Banco da Gente e Prefeitura Municipal incentivam agricultores familiares em Jardim (Karla Santos)


O gerente de Desenvolvimento Econômico, Gerson Vargas, realizou uma reunião com autoridades do Banco da Gente e conseguiu uma linha de crédito para agricultores familiares que irão produzir principalmente para atender o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

Devido ao grande apoio que o prefeito Evandro Bazzo deu aos produtores em abril, assumindo adquirir deles todos os produtos necessários para a merenda escolar, indo assim muito além do que prevê a lei do PNAE, a Gerência de Desenvolvimento Econômico assumiu várias estratégias para fomentar o trabalho do agricultor familiar.


“A maior problemática encontrada após as visitas nos assentamentos e nas residências destes agricultores foi a falta de crédito para iniciar o cultivo”, lembra Gerson Vargas.

Foram realizadas duas reuniões com os agricultores do Assentamento Recanto do Rio Miranda, Guardinha, Quero Quero e do Distrito do Boqueirão. No dia 29 de julho as primeiras 20 linhas de crédito foram encaminhadas ao Banco da Gente.

Durante as reuniões o Diretor Executivo do Banco da Gente, Márcio Laabs, a Agente de Crédito da filial de Jardim, Luciana Romeiro Rodrigues Wishah e o Coordenador Operacional do Banco da Gente, Enrique Gonçalves, palestraram e demonstraram os procedimentos para aquisição do crédito, tirando dúvidas dos interessados.

Os financiamentos iniciais oportunizarão a criação de hortas, galinha caipira e produção de mel.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Governo de Jardim amplia obras em moradia, artesanato e meio ambiente (Karla Santos)



A administração de Jardim está construindo mais 50 casas em parceria com o Governo do Estado na vila Angélica, 28 casas na Vila Cachoeirinha, 22 outras residências também com apoio do Estado, 19 casas na vila Angélica II e outras 30 novas residências no Distrito do Boqueirão. Em breve, mais de 127 famílias realizarão o sonho da casa própria.

Além de promover mais conforto em moradia, a Prefeitura de Jardim, em parceria com o Ministério do Turismo está investindo em tecnologia para preservar o meio ambiente. Com investimentos de R$ 199.000,00, o Balneário de Jardim terá banheiros ecológicos com um sistema de reciclagem de água que serão referência em todo o Estado.

O projeto trata da construção de banheiros femininos e masculinos, que seguem as novas exigências do Conselho Nacional de Meio Ambiente – CONAMA. Eles darão acesso a pessoas com necessidades especiais e trabalharão com um sistema inovador em todo o Estado. A água passará por vários filtros, chegando ao solo quase que totalmente livre de detritos. O objetivo do grande investimento do Prefeito Evandro Bazzo quando decidiu construir o benefício tem como prioridade a proteção do meio ambiente e está mais uma vez provando o seu respeito pelos tesouros naturais.

O Governo Municipal está ainda construindo um Centro de Fabricação e Comercialização de produtos artesanais em osso no Bairro Parque Industrial. São 222 metros quadrados onde a Gerencia de Assistência Social de Jardim poderá oferecer uma fonte de renda extra para os artesãos jardinenses que levam a arte municipal para todo o mundo.

“É interessante ver o quanto Jardim se desenvolve através da gestão do prefeito Evandro Bazzo e do Carlinhos Grubert mesmo com a crescente crise financeira que assola as prefeituras de todo o país. Isso demonstra que as prioridades municipais estão sendo levadas a sério e que conquistas para o desenvolvimento de Jardim não serão prejudicadas”, comenta o Gerente de Finanças de Jardim, Nilton César de Lima Salazar.