quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Em Jardim, passeio pelo Rio da Prata é pura emoção

Paulo Nonato de Souza
Image Distante 220 Km de Campo Grande e a 70 Km de Bonito, o município de Jardim é uma referência importante como destino turístico da região que forma a Serra da Bodoquena, ao sul do Pantanal. O município é um verdadeiro paraíso do turismo de aventura. Lá, nasce o Rio da Prata, com suas águas cristalinas, considerado um dos melhores locais para a prática da flutuação no Brasil.
Se você já está acostumado com as rígidas regras de acesso aos asseios em Bonito, adotadas para garantir a preservação das belezas naturais, saiba que em Jardim não é diferente. Lá também as visitas devem ser agendadas nas agências de turismo e são acompanhadas por guias credenciados. Não é por acaso que os dois municípios formam em conjunto um dos mais bem organizados destinos de ecoturismo brasileiro.

O passeio pelo Rio da Prata começa com caminhada em uma trilha de 1.500 metros pela mata ciliar. Quando o turista chega ao receptivo do atrativo ele recebe do guia de turismo todas as instruções de como proceder durante o passeio, junto com o equipamento para a flutuação. No rio, são duas horas se deixando levar pela correnteza suave e observando inúmeros exemplares de pacus, pintados, piraputangas e dourados.

Logo o visitante percebe que o Rio da Prata faz por merecer o título de paraíso da flutuação, pelo desenho azulado que forma, pela limpidez da água e quantidade de peixes mansos, acostumados com os grupos de flutuadores. O passeio, feito com acompanhamento de guias, reúne grupos de no máximo nove pessoas. O valor cobrado pela atividade inclui o aluguel dos equipamentos (máscara, snorkel, roupa e bota de neoprene e colete salva-vidas).

Serviços:

O acesso a Jardim a partir de Campo Grande pode ser via Aquidauana (280 KM pela BR-262) ou Via Sidrolândia (233 KM pela BR-060).
O turista pode obter informações sobre o Rio da Prata e outros passeios na região de Jardim no CAT (Centro de Atendimento ao Turismo). Telefone: (67) 3251-1799.


http://turismo.news.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=76&Itemid=1

Nenhum comentário: